segunda-feira, 18 de outubro de 2010

CAMINHÃO COMANDO-F.E.B . Mascarenhas de Moraes .

Quando do envio da Força Expedicionária Brasileira para o teatro de operações da
Europa, mais precisamente para a Itália em 1944, após exaustivos treinamentos, quase todo
o equipamento como armas, uniformes, peças de artilharia, aviões, veículos, etc. foram
recebidos pelas tropas brasileiras após sua chegada àquele território.
Durante toda a guerra em ambos os lados era comum ao comandante de suas
respectivas unidades, grandes ou pequenas, possuírem um veículo adaptado para seu uso
pessoal, que ao mesmo tempo servia como dormitório e também como ponto de reuniões
com outros comandos. Vários veículos ficaram famosos ao longo da segunda guerra
mundial, como o MAMUTE de Rommel, a raposa do deserto, veículo este que nem alemão
era, mas sim um veículo inglês capturado que fora adaptado para esse uso.
O General João Baptista Mascarenhas de Moraes, comandante da FEB não fugiu a
esta regra, pois ganhou do General Mark Clark um caminhão G.M.C. AFKX 352 de 1 ½
tonelada, que originariamente era um veículo oficina, o qual foi transformado em veículo
dormitório/comando, utilizado até o final da guerra e posteriormente enviado o Brasil
juntamente com outros equipamentos usados durante aquele conflito. No seu interior foram
colocadas camas, guarda roupa, escrivaninha, enfim o conforto necessário para um
comandante, e no seu interior foram realizados importantes reuniões com autoridades
aliadas e brasileiras.
Este veículo foi desenvolvido em 1940, quando 78 AFKX 352, recebem uma
carroceria produzida pela empresa Wayne, inspirada em ônibus escolares, eles foram
destinados a servirem como veículos oficinas para diversos tipos de reparos. Posteriormente
as firmas Wayne e Marion equipam 1912 caminhões, dessa versão furgão, entre 1941 e
1942, os quais passam a ter a seguinte denominação: M-1 oficina de aparelhos, armas
ligeiras, manutenção de carros e M-2 oficina de artilharia, oficina de automóvel, depósito
de peças pequenas.
A grande maioria foi enviada para a Inglaterra, e usados nas frentes da África do
Norte e França, principalmente. Devido ao pouco espaço interno para cargas e outros
materiais o modelo AFKX 352 foi substituído pelo modelo CCKW 353.
Caminhão GMC AFKX 352 na versão oficina do
Exército Inglês durante a Segunda Guerra Mundial.
Rendição do Marechal Graziani, italiano, ao Gen.
Crittenberger, em Castiglione della Stiviere, Itália,
29/04/45.
GMC CCKW 353, o substituto definitivo do AFKX 352 na versão oficina. Também foi empregado pela FEB na
Segunda Guerra Mundial. 
O exemplar usado pelo do Gal. Mascarenhas ainda existe, após ficar muitos anos em
poder da Escola de Material Bélico no Rio de Janeiro, onde pertencia ao seu acervo, em
perfeitas condições de uso, como viatura histórica, foi o mesmo levado o para o Museu do
Exército situado no Forte de Copacabana e lá quase que a maresia o destruiu, o que
aconteceu com diversas outras viaturas nos final dos anos 80, pois ficavam ao ar livre...
Vista dos lados direito e esquerdo do GMC AFKX 352. Notar a placa de bronze afixada ao mesmo 
onde relata que este veículo pertenceu à FEB e foi usado pelo Gal. Mascarenhas de Moraes na Campanha da Itália
entre 1944 e 1945. 
Vista da parte traseira do GMC AFKX 352 .. Notar a porta de
acesso ao mesmo, lembrando em muito um ônibus. No detalhe vista do interior do veículo a partir da porta
traseira. 
Após ser recolhido e posteriormente reformado nos anos 90, foi incorporado ao
acerco do recém criado Museu Conde Linhares (Museu do Exército) que absorveu grande
parte dos veículos militares, o qual situa-se em São Cristóvão em frente á Quinta da Boa
Vista, na cidade do Rio de Janeiro. Ele está em local coberto e aberto á visitação,
preservado em perfeitas condições para as gerações futuras.
O GMC AFKX 352 todo restaurado e com as marcações da FEB, exposto no Museu Militar Conde Linhares no
Rio de Janeiro. 
DADOS TÉCNICOS:
Modelo: GMC AFKX 352, 4x4, 1 ½ -3 Toneladas
Fabricante do caminhão: General Motors Corporation, USA
Fabricante da carroceria: Wayne, USA
Comprimento: 5,97m
Largura: 2,36m
Altura: 2,96m
Peso vazio: 4.404Kg
Peso com carga: 5.896Kg
Inclinação máxima: 65%
Raio de ação: 290km
Motor: G.M.C. tipo 248, 6 cilindros, 4.100cm3, gasolina
Velocidade máxima em rodovia: 72km/h
Bateria: 6 volts
Freios: hidráulicos
Classe: 1 ½ ton. (terreno acidentado) e 3 ton. (rodovia).
Pneus: 7,50 x 20, duplos na traseira.
Pesquisa: Expedito Setphani Bastos (UFJF)
Fotos: Walkaraundo (Edson Alves) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário