segunda-feira, 20 de junho de 2011

Medalha de Tempo de Serviço.

Com o advento da constituição republicana de 1891, que extinguiu a Ordem Honorífica de Aviz, verifica-se a necessidade de se criar uma medalha para distinguir bons serviços prestados por militares do exército, da marinha, e, a partir de 1941, também da aeronáutica.
Assim, pelo Decreto n° 4.328, de 15 de novembro de 1901, foi criada a Medalha Militar por tempo de serviço, regulamentada pelo Decreto n.39.207, de 22 de maio de 1958.
Assim, destina-se a comenda a recompensar os bons serviços prestados pelos militares da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, em serviço ativo, assim como pelos oficiais professores do Magistério Militar.
É concedida pelo Presidente da República aos que, satisfeitas as condições estipuladas no respectivo regulamento, tenham completado dez, vinte, trinta, quarenta e cinqüenta anos de bons serviços, sem nota desabonadora.
Características:
Estrela maçanetada com dístico central orlada por dois ramos, um de fumo e outro de café, todos do emblema de Armas da República. No reverso a inscrição Decreto de 15 de novembro de 1901 com setas apontando para fora em cada braço da estrela.
A fita é de gorgorão de seda chamalotada, com largura 24mm, composta de três listras verticais, de igual largura, nas cores nacionais.
Amarelo-ouro a do centro e verde-bandeira as duas listras das extremidades.
As medalhas trarão no corpo da fita um passador, com uma, duas ou três estrelas, representando cada década de serviços prestados.
A medalha é de platina com passador de platina para cinqüenta anos de serviços, no passador há a quantidade respectiva de estrelas, sendo cada estrela equivalente a dez anos.Em ouro com passador e barreta de platina para quarenta anos de serviço.
De ouro, também com passador e barreta em ouro para trinta anos de serviço.
Em prata com passador e barreta de prata para vinte anos.
Em bronze com passador e barreta em bronze para dez anos de serviço.
A medalha e o respectivo barrete devem ser usados do lado esquerdo do peito.


 Esta Medalha de Tempo de Serviço de 20 anos(prata) prestados ao Exército, pertenceu a um pracinha  da Segunda Guerra Mundial.
(acervo O Resgate FEB)                                                                              
                                                             (clique na foto para ampliar)

Nenhum comentário:

Postar um comentário