sexta-feira, 8 de julho de 2011

Monumento dos Ex- Combatentes da F.E.B - Belo Horizonte- MG.

O monumento é constituído por uma estátua de bronze representando um pracinha em plena progressão sobre pedestal de marmóre.Iniciativa particular com a cooperação dos poderes públicos estadual e municipal.Desenho sugerido pelo 2º tenente reformado Ottom Arruda e executado pelo desenhista Rodolfo.Inscrição:¨Sejam os vivos, dignos dos mortos que, tendo a guiá-los a imagem da Pátria distante, lutaram até o fim pela tradição dos nossos antepassados, a honra da nação  e o ideal de liberdade ¨Localizado na Praça Rio Branco, OBS: atualmente encontra na praça Afonso Arinos.O ato inaugural foi em 15 de novembro de 1949. Realizaram imponentes solenidades cívicas. Cerca de 9 horas, iniciou a primeira parte das solenidades como o toque de sentido dado aos militares ali reunidos.Em seguida foi feita a chamada dos mortos respondida pelos ex-combatentes da FEB.Deu-se então a palavra ao ex-pracinha Antônio Nascimento cujo discurso foi muito aplaudido.Logo depois falou o Capitão Heber Wike Presidente da Associação do EX- combatentes. Procedeu o desvendamento do bronze ao som do Hino Nacional, enfim colocados flores ao pé do monumento ato que tocou profundamente o espirito de todos quando presenciaram.A segunda parte a comemoração constou o ato de entrega de condecorações ao ex-combatentes.Tanto o ato de entrega condecorações quanto as demais solenidades foram presenciados por autoridades civis, militares e religiosas, tendo formado no local um contingente do 10º Regimento de Infantaria.
                                                                Logo após a inauguração
                                                                         
                                                                  Convite de inauguração.
Desde 2012  o monumento restaurado encontra em frente ao Museu da FEB em Belo Horizonte. MUSEU DA FORCA EXPEDICIONÁRIA BRASILEIRA . LOCALIZADO NO BAIRRO FLORESTA, NA AV. FRANCISCO SALES 199. ACERVO REFERENTE A PARTICIPAÇÃO BRASILEIRA NA II GUERRA MUNDIAL.
Foto João Miranda


Atualização


Foi reaberto em novo endereço o museu da FEB em Belo Horizonte, parte da memória brasileira na Segunda Guerra, desde de 2019. Onde agora a estatua em homenagem aos pracinhas fica exposta a visitas.
Rua dos Tupis, 723- Centro.
 PESQUISA: Associação Nacional do Ex- Combatentes da FEB.

2 comentários:

  1. Henrique, parabéns.
    Bela homenagem.
    Estes heróis estão fazendo falta hoje em dia.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  2. Vergonha! Vergonha! Que tempos são estes onde a estátua de heróis tem que ficar escondida em uma sala!

    ResponderExcluir