quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Half TracK - F.E.B


Na Segunda Guerra Mundial os Estados Unidos precisavam dos meia largata para preencher várias funções, tais como transporte de tropas, mantimentos, veículo de reconhecimento, veículo de comando de comunicações, juntamente com a de defesa antiaérea. Alguns também foram utilizados como ambulâncias de campo da Cruz Vermelha.
Em 1940, White Motor Company iniciou a produção do half-track. Os Estados Unidos e Forças Armadas estavam a procura de um veículo que não teria nenhum problema em passar pelo terreno difícil, ainda tendo a mobilidade de um carro. O Half Track tinha um motor poderoso, um AX 160, 6 cilindros, 4 tempos a gasolina. Seu peso total  de combate de 10 toneladas. Sua blindagem varia de espessura, de meia polegada para uma polegada de espessura. Sua velocidade máxima era de 45 quilômetros por hora, com um alcance de 200 milhas com um tanque cheio de gasolina. Seu armamento era geralmente um metralhadora calibre 2,50, junto com uma metralhadora calibre M -19,30. Outras formas de armamento poderiam ser adicionados.
Vista da fachada do Museu Cap Pitaluga com Half Track usado pela FEB na Itália.
Monumento Praça Força Expedicionária Brasileira do 1º Regimento de Cavalaria Mecanizado (Itaqui RS)
Half Track a direita e M 8 veteranos da FEB.
Half Track de um colecionador de Brasília
Half Track usado pela FEB



O M-3 era capaz de transportar um total de 13 passageiros, incluindo o motorista.A FEB na Segunda Guerra operou cinco M 3 meia largata nos modelos M3 e M3A1 usado no transporte de cargas e soldados.O Half Track se carateriza por possuir rodas com peneus na sua parte dianteira e largata na parte traseira por isto o nome meia largata.
O M 3 Half Track FEB  em ação na Itália.
Em combate o M 3 tinha uma proteção razoável com armamentos de pequenas armas de fogo. Mecanicamente era simples de trabalhar, juntamente com grande confiabilidade.Possuía uma carroceria mais larga uma porta traseira central, um suporte fixo logo atrás dos dois bancos para a metralhadora 50 e cinco assentos para a tropa em cada lateral e atrás alem dos tanques de combustíveis diversas porta fuzis uma caracteristica é  que sua lateral e totalmente lisa.
Com a criação do Corpo Expedicionário que iria lutar ao lado dos aliados na campanha na Itália em 1944/1945 com o nome de Força Expedicionária Brasileira o 1º Regimento de Reconhecimento irá operar cinco destes veículos  modelos  M 3 é M 3 A1, usados no transporte de carga e pessoal recebidos lá e sem dúvida uma grande novidade. Sendo que apenas três se mantiveram operacionais ao longo da guerra (dois M 3 e um M3 A1) designados Transporte de Rolamento Misto 1/2 largata.

Pesquisa: Expedito Carlos Stephani Bastos.(UFJF-MG)
Ilustração Henrique Moura

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