sexta-feira, 17 de maio de 2013

Antônio Moreira Ferreira - Veterano da Marinha de Guerra do Brasil - Força Naval do Nordeste



Antônio do Lajedinho. Foi duas vezes naufrago.Devido ao torpedeamentos dos alemães.

Antônio Moreira Ferreira  nasceu em Feira de Santana ,Bahia em 6 de dezembro de 1925. Ex Combatente, serviu a Marinha na Segunda Guerra Mundial, foi condecorado e em seguida passou a trabalhar como jornalista nos periódicos O Mundo e O Careta e foi redator da Revista Vigilante. Participou de quatorze antologias e publicou oito livros, inclusos dois de poemas.
Vida

Nasceu em Feira de Santana ano de 1925, filho de Francisco Ferreira da Silva e Zilda Moreira Ferreira. Cursou o primário na Escola Normal Rural daquela cidade. Em Janeiro de 1942 ingressou na Marinha de Guerra Brasileira, onde participou ativamente de operações de guerra, sendo condecorado por serviços prestados á pátria e pensionado como segundo tenente das Forças Armadas do Brasil. Foi jornalista profissional e advogado atuante nas comarcas de Irecê,Morro do Chapéu, Central e Xique- Xique e juiz da cidade de América Dourada. Recebeu em Barra do Mendes o Título de Cidadão Barramendense e do Exercito Brasileiro o Diploma de Amigo do 35 BI, além das comendas Maria Quitéria, Godofredo Filho pela Câmara Municipal de Feira de Santana e Honraria no grau de Oficial da Ordem Municipal do Mérito de Feira de Santana. Poeta e Cronista é membro do Instituto Histórico e Geográfico de Feira de Santana,Instituto Internacional da Poesia,União Brasileira de Escritores e da Academia Feirense de Letras na qual exerce a função de Diretor de Biblioteca.
Realizações
Sempre antenado com a política levou grandes benefícios através das suas influências às cidades de Barra dos Mendes, América Dourada e ao povoado do Spinola onde passa alguns anos se dedicando á sua fazenda. Foi entusiasta da doação do prédio da Associação dos Ex-Combatentes de Feira de Santana á Universidade Federal de Feira de Santana, transmissão de posse que se concretizou no ano de 2012 e que resultará na construção de um museu e um memorial da segunda Guerra Mundial no prédio que passou a ser utilizado pela UEFS
Obras
  • Promessas e Milagres, Barra dos Mendes, 1922
  • Síntese dos Fatos que Envolveram o Brasil na Segunda Guerra, Feira de Santana, 1997
  • Reflexões Sobre o Amor, Feira de Santana, 2000
  • Ressaca da Mocidade, Feira de Santana , 2002
  • Cantando Pelo Caminho,  Feira de Santana , 2003
  • A Feira na Década de 30, Feira de Santana , 2004
  • A Feira no Século XX, Feira de Santana 2007
  • Um Marinheiro do Brasil na Segunda Guerra Mundial - Verdades que a História ainda omite,Feira de Santana, 2012
Matéria enviada por Rodrigo Ubiratam

Um comentário:

  1. Bom dia
    Como faço para comprar o livro do Sr. Antônio Moreira Ferreira e se possível falar com ele?
    Obrigado

    ResponderExcluir