quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Flamula do Regimento Sampaio

O 1º Batalhão de Infantaria Motorizada (Escola) (1º B I Mtz (Es), também conhecido como Regimento Sampaio, denominação essa recebida em 1940,é uma unidade do Exército  Brasileiro, localizada, no estado do Rio de Janeiro e vinculada ao Grupamento 9ºInfantaria  Motorizada, sediado na mesma cidade. Seu nome histórico evoca ao Brigadeiro Antônio Sampaio, patrono da arma de infantaria no Brasil, pois o regimento fez parte da Divisão Encouraçada durante a Guerra da Tríplice Aliança, do qual Sampaio era comandante.
O Regimento Sampaio viria a participar dos combates da Segunda Guerra Mundial, entre 1944 a 1945, participando das batalhas de Monte Castelo e Fornovo di Taro.
Na Segunda Guerra Mundial, quando a Medalha Sangue do Brasil foi instituída para condecorar os feridos em ação, a saga de Sampaio também foi lembrada. Na comenda, três estrelas esmaltadas em vermelho representam os três ferimentos recebidos pelo brigadeiro durante a Batalha de Tuiuti.
Flamula do Regimento Sampaio da década de 1950 onde esta estampada o Brasão e suas conquistas  inclusive com a FEB ma campanha da Itália na Segunda Guerra.
(Acervo O Resgate FEB) 
O Brasão 
Clique na foto para ampliar

2 comentários:

  1. Se interessar em comprar tenho algumas flâmulas dessa.

    ResponderExcluir
  2. BOM DIA" QUAL O VALOR DA Flamula do Regimento Sampaio? Desde já antecipo , meus agradecimentos"

    ResponderExcluir