domingo, 13 de abril de 2014

Handset Signal Corps/Telefone de campo F.E.B/US Army

Telefone de Campo foi usado por Signal Corps do exército americano, pouco antes do início da Segunda Guerra Mundial.Os telefones portáteis iriam substituir os sinais telegráficos como uma forma mais eficaz e eficiente para os comandantes e as tropas para manter contato no campo de batalha. A FEB usou estes telefones de campo na campanha na Itália, lê um trecho da entrevista do  soldado da FEB Celestino Fornari - "A ordem para avançar veio por telefone, no dia 12 de abril de 1945. Se não encontrassem resistência, o 3º Batalhão do 11º Regimento de Infantaria da FEB deveria seguir para as colinas de Montese, pequena cidade ocupada pelas tropas do exército alemão no norte da Itália."(trecho tirado de uma matéria do Portal FEB)
A Western Electric Company foi uma empresa Norte Americana do ramo de Engenharia Elétrica sua fundação em 1872.Era o braço direito da AT&T de 1881 a 1995, tendo sido responsável várias inovações tecnológicas e algumas também na área de gerenciamento industrial. Presidente: Charles Whitener e fundador Elisha Gray.Durante a Segunda Guerra Mundial, Western Electric fez milhões de rádios e outros equipamentos de comunicação para as forças armadas. A fabricação de telefones para uso civil foi interrompido durante a guerra.
Este telefone de campo Handset Signal Corps Ts-10-M de 1945 feito para o exército americano, lote numero 84910 da marca Western Electric Company foi utilizado pela FEB na Segunda Guerra.
(acervo O Resgate FEB)
O Soldado da FEB com o telefone de campo em plena batalha.
Foto O Resgate FEB, tirada de um poster no Memorial aos Mortos na Segunda Guerra .(Rio de Janeiro)  
Soldados da FEB em uma trincheira, repare o soldado a direita fazendo o uso do telefone
.
O aparelho completo no Museu da Casa da FEB no Rio antes da reforma.
O telefone exposto mo Museu da FEB de Belo Horizonte
Clique na foto para ampliar

(foto O Resgate FEB)
O Resgate FEB
Pesquisa: Wikipédia.

2 comentários:

  1. Meu nome é Moisés Ferraz.
    Sou curador do Museu Gaúcho de FEB, em São Gabriel, RS. Temos coisas
    muito interessantes da área de comunicações da 2ª guerra, inclusive alguns telefones desses telefones de campo americanos, além de transmissores e muito mais. e é claro, algumas armas utilizadas na 2ª guerra. Vou deixar os meus contatos caso se interesse: moisesferraz60@hotmail.com - Telefone: Musesu: (55) 3232-5378 e o meu pessoal: (55) 99972-3486. Estou à disposição.

    ResponderExcluir
  2. Boa Noite Moises Ferraz , comprei um telefone de campanha, tenho alguns objetos antigos, mas este e o primeiro de guerra, tenho curiosidade de conhecer como este telefone era usado tudo que este telefone fazia em 1943, na segunda guerra Mundial, vc como conhecedor da área , poderia me dar uma dica onde acho tudo sobre o telefone, pois já procurei na Internet, mas as informações são minimas, aguardo sua resposta se possivel , obrigado.
    Meu e-mail e almeidagarrett@hotmail.com, sou de Curitiba -Parana.

    ResponderExcluir