quinta-feira, 22 de maio de 2014

O Resgate do 3º Sargento do 11º RI Virgilino de Souza - Folha de Alteração


Resgatando a história a memória dos feitos nos campos de batalha do 3º Sargento Virgilino de Souza do 11º Regimento de Infantaria da FEB nº 5047, natural de Praia Comprida (Santa Catarina). Rara e minuciosa em detalhes Folha de Alteração contendo cinco paginas.As alterações ocorridas onde conta toda sua trajetória como membro da FEB. Vou fazer um breve resumo porque e muito rico em detalhes como dia, hora e local.
(acervo O Resgate FEB)

Visita dos quatro heróis da FEB  a redação do jornal.
Da esquerda para direita:

Sargento Adão de Andrade Souza de Belo Horizonte  (MG)
 Sargento Júlio Rodrigues Viana Filho de Recife (PE)
Sargento Arlindo Gomes de Oliveira de Maceió (Al)
Sargento Virgilino de Souza de Florianópolis (SC)

Recorte de jornal  de 21 de setembro de 1945 a redação do jornal, com varias matérias sobre a chegada, relatos de guerra e curiosidades durante a campanha na Itália.
(clique na foto para ampliar)
Resumo das alterações:

Julho de 1944, dia 21 Virgilino apresentou ficando lotado no Batalhão e Companhia de Serviços , vindo do Departamento Pessoal da FEB.
No dia 2 de agosto apresentou sua carteira de motorista e dia 3 seguiu com o RI para o Recreio dos Bandeirantes onde acampou.Dia 14 foi incluído no Regimento de Infantaria tornando seu numero de identidade 5047.
Em setembro dia 20 deslocado com Regimento de Infantária na Vila Militar (Morro Capistrano) para bordo do navio americano A.P.116.
No dia 22 de setembro de 1944 embarcou a bordo do navio americano General Meigs com destino ao teatro de operações na Itália onde já encontrava o 1º escalão da FEB.Tendo chegado ao porto de Nápoles as 7.30 hs do dia 6 outubro mas permanecendo a bordo até dia 9 e depois para as barcas "L.C.I"da marinha americana que o conduziu ao Porto de Livorno A tropa permaneceu a bordo até as 19.30 hs do dia 12 quando iniciou o desembarque.Em novembro e dezembro participou de vários combates onde consta com detalhes dos confrontos e lugares.Em janeiro de 1945 participou de vários combates e dia 4 fevereiro de 45 seguiu para Roma onde teria um período de repouso de seis dias.
Em março deslocou para Riola onde tornou parte da substituição do I Batalhão do 6º RI
em suas posições onde foi elogiado pelo espirito combativo e corajoso e voluntário para seguir as patrulhas.
Abril o sargento durante 35 dias nessas posições fortemente castigadas pela artilharia e morteiros inimigos e sobre terrenos minados fez inúmeros patrulhas de vigilância e emboscadas ,tendo comprido 29 missões de reconhecimento o Batalhão fez o total de 16 prisioneiros.
Maio dia 9 foi publicado ter tomado parte no glorioso ataque a Montese tendo seu batalhão participado da 1 º fase e posteriores sempre com espirito combativo e corajoso.
Junho foi elogiado coletivamente o batalhão pelo Sr General Delmiro de Andrade pela vitoria integral dos aliados que esteve a altura das responsabilidades e missões que lhe foram atribuídas ressaltando o belo exemplo de cumprimento do dever e espirito de sacrifício e saudando um breve retorno ao Brasil e a seus lares com a consciência tranquila do comprimento do dever e prosperidade na vida civil.
Julho foi desligado do V Exercito Norte Americano e IV Corpo.No dia 16 foi elogiado pelo comandante da companhia nos seguintes termos:-"Comandante de seção de metralhadora.esta função foi exercida durante toda a campanha da Itália.Diante do inimigo revelou animo forte e coragem. Sofreu as reações de terreno e do inimigo e sua seção sempre cumpriu as suas missões com eficiência. O comando foi sempre pelo exemplo e deu aos seus soldados a ideia mitida do cumprimento do dever. Comandou sua seção com desembaraço e energia."
Agosto do dia 14 foi indicado para ser condecorado com a Cruz de Combate 1º classe.
Foi publicado dia 27 de setembro ter seguido a bordo do navio General Meigs que desatracou no mesmo dia com destino ao Rio de Janeiro. onde chegou dia 17 e atracou as 8.30 hs onde desfilou e logo após seguiu para a Vila Militar e no dia 25 as 10.00 hs foi agraciado com a Medalha de Campanha.
Em outubro seguiu para sede do 11º RI em São João del Rei onde passou por Juiz de Fora onde desfilou no mesmo dia e embarcou na Estação Mariano Procópio (JF) para São João del Rei e desfilando para a cidade e aquartelando logo após..Fez o requerimento de reengajamento e foi mandado comparecer a E.R a afim de avaliação de saúde Foi publicado estar entrando em gozo de ferias regulamentares relativas aos anos de 1943 e 1944 devendo goza la em Praia Comprida (SC).
Folhas de Alterações:
(Clique na foto para ampliar)

5 comentários:

  1. Tenho um acervo de fotos tiradas e autografadas do sargento resgatado, em livro da FEB, de antes de seu resgate. Gostaria de ser contatado por algum museu para doação. Podem ajudar? lauro_aguiar@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou filho de Virgilino de Souza. Meu email: telmofernando@hitmail.com

      Excluir
    2. Sou filho de Virgilino de Souza. Meu email: telmofernando@hotmail.com

      Excluir
    3. Meu nome é Telmo F. M. de Souza filho de Virgilino de Souza e meu email é: telmofernando@hotmail.com

      Excluir
  2. corrigindo meu email é telmofernando@hotmail.com

    ResponderExcluir