domingo, 8 de março de 2015

Artilharia Divisionária F.E.B (1ª Divisão de Exército)

 Antigo pin da artilharia da FEB.
(acervo O Resgate FEB)
A Artilharia Divisionária da 1ª Divisão de Exército (AD/1), conhecida também pelo nome histórico Artilharia Divisionária Cordeiro de Farias, é um Grande Comando de Artilharia subordinado à 1º Divisão do Exército.Sua sede localiza-se em Niterói no estado do Rio de janeiro.Seu nome histórico é uma homenagem ao Marechal Osvaldo Cordeiro de Farias, comandante na Segunda Guerra Mundial
Criada em 23 de fevereiro de 1915 com a denominação de 3ª Brigada de Artilharia, englobava o QG, o 1º RAM, o 6º RAM e o 3º GO (3º Gp Art Pesada), todos no Rio de Janeiro. Em 1919, a 3ª Brigada de Artilharia passou a denominar-se 1ª Brigada de Artilharia, englobando novas OM.
Na década de 1930, ocorreu a substituição da 1ª Brigada de Artilharia pela Artilharia Divisionária da 1ª Divisão de Infantaria. Em 1943, com a criação da 1ºDivisão de Infantária Expedicionária, constituiu o núcleo da Artilharia Divisionária da 1ª DIE, sendo responsável pelo apoio de fogo que tornou possível as vitórias da Força Expedicionária Brasileira nos campos da Itália
A Artilharia de Campanha é o principal meio de apoio de fogo da força terrestre. Suas unidades e subunidades podem ser dotadas de canhões, obuses e foguetes.
Suas características são a precisão e a rapidez, para destruir ou neutralizar as instalações, os equipamentos e as tropas inimigas localizadas em profundidade no campo de batalha.

Emblema pintado pelos pracinhas na Itália no trator M 5
Foto O Resgate F.E.B
Blog o Resgate FEB

Nenhum comentário:

Postar um comentário