segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

72º aniversário do Esquadrão Tenente Amaro.

No dia 07 de Dezembro de 2015 foi comemorado o 72º aniversário do Esquadrão Cavalaria Leve – Esquadrão Tenente Amaro.
Museu Capitão Pitaluga
O 1º Esqd de Cavalaria Leve, Conhecido como Esqd Tenente Amaro é uma unidade do Exercito Brasileiro que está localizado na cidade de Valença – RJ. Vinculada à 12a Brigada de Infantaria Leve (Aeromóveis) Sediada em Caçapava. Sendo o atual comandante o Major de cavalaria Daniel Vargas.
Os veteranos da Segunda guerra Mundial Sr. Luiz Afonso Rodrigues e Sr.Francisco Conceição Leal
O nome do Esquadrão é em homenagem ao 2º Ten Amaro Felicíssimo da Silveira que tombou em combate em 1944 em Gaggio Montano, durante a Segunda Guerra Mundial.
Foi criado no Esquadrão o Museu Cap Pitaluga, com inauguração no dia 13 de Novembro de 2002, para preservar a história de uma época marcante da presença e participação efetiva do Brasil na Campanha da Itália. Como também da cavalaria brasileira representada pelo 1º Esqd Rec.

Estiveram presente a solenidade o Gen Cunha da 12a Brigada de Infantaria Leve, Gen Toffel da DPHCEx, representantes do CVMARRJ – Preservadores de veículos militares antigos, Os veteranos da Segunda guerra Mundial Sr. Luiz Afonso Rodrigues e Sr.Francisco Conceição Leal , parentes de veteranos, a secretária Elen Vasconcellos da Associação dos Ex-Combatentes do Brasil Seção Valença e Autoridades Civis.
Matéria : Isalete Leal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário