segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

O PRIMEIRO TIRO DA ARTILHARIA DA FEB

Em 31 de agosto de 1942 o Brasil declarou a existência do estado de guerra com a Alemanha e a Itália. Nesse contexto, foi criado, em 1943, o 1º Regimento de Obuses Auto-Rebocado (1º ROAuR), composto por dois grupos de obuses a três baterias de 105 mm cada.
O 2º Grupo de Obuses, (2º Grupo, do 1º Regimento de Obuses Auto-Rebocado – II/1º ROAuR), foi então formado com o pessoal e o material do 1º Grupo de Artilharia de Dorso – 1º GADo , aquartelado no Forte Nossa Senhora do Campinho. Em seguida, foi incorporado à Artilharia Divisionária da 1ª Divisão de Infantaria Expedicionária.
O Grupo, com 510 homens e comandado pelo Coronel Geraldo Da Camino, embarcou para a Itália no primeiro escalão, dia 1º de julho de 1944, sendo a primeira Unidade de artilharia brasileira a cruzar o Atlântico. A tropa, embarcada no transporte americano General William A. Mann chegou à Itália, mais especificamente na baía de Nápoles, no dia 16 de julho, sendo, em seguida, deslocada para a região de Livorno, precisamente em Vada, onde foi incorporada ao V Exército Norte-Americano. Nessa mesma região, a Unidade recebeu materiais novos, como material de comunicações, viaturas e obuseiros. Passou-se, assim, aos exercícios de reconhecimento, escolha e ocupação de posição e, por fim, ao treinamento do emprego conjugado do Grupamento Tático, composto pelo Grupo e pelo 6º Regimento de Infantaria, caracterizado como o último exercício antes de entrar em operação.
Em 12 de setembro, finalmente, o V Exército decidiu empregar o Escalão Avançado da 1ª Divisão de Infantaria Expedicionária (1ª DIE) em linha de frente, como força diretamente subordinada ao Comando do IV Corpo de Exército.
 Soldado Francisco de Paula
O Grupo estava em apoio direto ao Destacamento do qual faziam parte o 6º Regimento de Infantaria (6º RI), um pelotão de carros americanos e um pelotão de reconhecimento brasileiro, que tinham por missão ocupar ou conquistar a linha Massarosa – Bozzano – Marti -La Certosa – Via del Pretino – Santo Stefano.
Na noite de 15 para 16 de setembro de 1944, o Grupo iniciou o deslocamento, em total escuridão, para ocupar posição nas encostas do Monte Bastione. Não realizou regulação de tiro para não denunciar a progressão do 6º RI, que estava substituindo tropas norte-americanas. A Unidade aguardou em posição durante toda a madrugada. O Comandante da 1ª Bateria de Obuses era o Capitão Mário Lobato Valle; o Comandante da Linha de Fogo, 1º Ten R/2 Alceu Grisolia e o Chefe da 2ª Peça (peça diretriz), Sargento Miguel Ferreira de Lima. Durante toda a manhã do dia 16, a Bateria, entre tensa e ansiosa, aguardava os primeiros comandos de tiro. Mesmo com muita dificuldade para determinar as posições do inimigo, o 2º Tenente RamiroMoutinho enviou, do Posto de Observação em Torre di Nerone, sua mensagem de tiro e, às 14 horas, a Central de Tiro encaminhou o comando de tiro à Linha de Fogo.
Precisamente às 14 horas e 22 minutos foi lançado contra o inimigo nazista o primeiro tiro da artilharia brasileira fora do continente sul-americano, atingindo com precisão o objetivo previsto: Massarosa. Era o primeiro dos milhares de tiros disparados pela nossa Artilharia Expedicionária no Teatro de Operações da Itália.
 Guarnição de artilharia da FEB. O soldado Francisco de Paula aparece ao fundo, o terceiro da esquerda para a direita, de frente para a foto, já ocupando a posição padrão do C3 – Sd carregador da peça
A foto do C3 (soldado carregador) Francisco de Paula, prestes a municiar o obuseiro 105mm com uma granada onde está escrito“A Cobra está Fumando”, foi estampada na capa de diversos jornais brasileiros, lhe rendendo a fama involuntária de ser o “autor” do primeiro tiro de artilharia da FEB. Mas a matéria transcrita nos jornais nacionais foi provavelmente mal traduzida da cobertura de uma equipe de reportagem norte-americana, criando um equívoco que durou muito tempo.
Num obuseiro 105mm, sob o comando de um sargento Chefe de Peça, os serventes cumprem missões específicas: o C1 (cabo apontador) realiza a pontaria em direção; o C2 (soldado atirador) registra a elevação e dispara a peça; o C3 (soldado carregador) municia o obuseiro, etc. O final desse processo resulta na ordem de FOGO! com o simultâneo e brusco puxão na corda do mecanismo de disparo, efetuado pelo C2.
Em momento cercado de grande emoção, às 14 horas e 22 minutos do dia 16 de setembro de 1944, o Cabo Adão Rosa da Rocha, C2 (atirador) da 2ª peça, disparou contra o inimigo nazista, nos contrafortes dos Montes Apeninos, o primeiro tiro da Artilharia brasileira fora do continente sul-americano, atingindo com precisão o objetivo previsto, Massarosa.
O Grupo prosseguiu em combate até o final da guerra e participou ativamente das conquistas de Camaiore, Monte Prano, Fornacci, Monte Castelo, Monte Belvedere, Gorgolesco, Abetaia, La Serra, Belvedere, Monte della Torracia, Montese, Vignola e Levizzano. No total, foram cumpridas 2.995 missões de tiro e disparadas mais de 55.000 granadas. A nossa poderosa Artilharia fez a diferença na Itália.
Muitos dos que partiram com a Unidade não retornaram. Deram suas vidas à Pátria. Todos aqueles bravos merecem o nosso respeito e eterna gratidão.

Pesquisa de Sérgio Pinto Monteiro. O autor é historiador e 2º Tenente R/2 de Artilharia. É presidente do Conselho Nacional de Oficiais R/2 do Brasil, membro da Academia de História Militar Terrestre do Brasil e autor do livro “O Resgate do Tenente Apollo” (Ed. CNOR, 2006)
Francisco Miranda -Blog

6 comentários:

  1. Nossas homenagens aos heróis da artilharia que faleceram durante a campanha:
    2º Sargento Fabio Pavani , natural de Capivari - SP, 1G 299.742 da 1ª Bia AD/1 falecido aos
    08/05/45 NA Estrada Voghera – Broni – Vítima de acidente de veículo. Ele Caiu da viatura e
    sofreu graves ferimentos na cabeça.

    Soldado Celso Barbosa Lima, natural de Niterói - RJ, 1G 220.827, do I/1ºROAuR falecido aos
    14/04/1945 em Montese.

    Soldado Francisco Martins Theotonio , natural do Rio de Janeiro - RJ , 1G 235.973, do I/1º
    ROAuR, falecido aos 25/03/45 em Monte Castelo.

    3º Sargento Benedito Francisco da Silva, natural de Barra Mansa - RJ, G do II/1º ROAuR,
    falecido aos 05/05/45 em Parma – Vítima de acidente de automóvel.

    Soldado Berly Azevedo Vieira, natural de Nilópolis – RJ, 1G 170.393. do I/1ºROAuR, falecido
    aos 03/03/45 - Vítima de acidente de automóvel.

    Soldado Paulo de Souza Pereira, natural do Rio de Janeiro - RJ, 1G 271.840, do II/1ºROauR,
    falecido aos 21/10/45 em Lopia.

    Soldado Sebastião Vanna, natural de Niterói – RJ, 1G 143.474, do II/1ºROAuR, falecido aos
    18/08/1944 – Acidente de jipe .

    3º Sargento Alcides de Oliveira, natural de Riberão Preto – SP, do I/1ºROAuR, falecido aos
    06/02/1945 em Valdibura – Vítima de acidente de caminhão.

    3º Sargento Carlos Walter Hisserich, natural do Rio de Janeiro - RJ, 1G 278.640, do
    I/1ºROAuR, falecido aos 24/06/45 em Marano – Vítima de acidente de automóvel.

    3º Sargento José Martins Dias, natural de Conselheiro Lafaiete - MG, 4G,58.888, do
    3ºGSBHNA, falecido aos 27/12/44 no Hospital de Valdibura – Devido a ferimentos de
    granada inimiga.

    Soldado Dirceu de Almeida, natural de Cerqueira Cesar – SP , 4G 99.962, do I/2°R.O.Au.R., falecido
    aos 20/12/44 em Porreta Terme – Acidente de caminhão.

    2º Sargento Alberto Mello da Costa, natural de Viçosa - AL 1G 151.046, do I/1º RAPC,
    falecido aos 22/04/1945, em Zocca.

    Soldado Abilio José dos Santos, natural de Colatina – ES, 1G 227.616, do I/1º RAPC,
    falecido as 23/02/1945 em Salvagliano – Vítima de acidente com arma de fogo.

    Soldado Aristides Gouveia, natural de São Paulo - SP, 1G 296.632, do I/1º RAPC , falecido
    aos 21/04/1945 em Guanela.












    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dulce et decorum est pro patria mori

      https://www.jornalosemanario.com.br/quem-foi-o-pracinha-fabio/

      Excluir
    2. https://www.jornalosemanario.com.br/quem-foi-o-pracinha-fabio/

      Excluir
  2. Bom dia. Soldado Abilio José dos Santos, natural de Colatina – ES, 1G 227.616, do I/1º RAPC, falecido as 23/02/45 em Salvagliano – Vítima de acidente com arma de fogo. Sou repórter do Diário Digital em Colatina. Por gentileza, o senhor tem detalhes do acidente que matou nosso herói com direito de busto em praça púbica e nome de rua em cidades capixaba? Grato.

    ResponderExcluir
  3. Boa noite, Sr . Nilo.
    Em primeiro lugar, desculpe-me a demora em responder. Gostaria muito de ajudá-lo respondendo a sua pergunta, mas infelizmente, não tenho mais detalhes, mas supõe -se ter sido durante um treinamento.

    ResponderExcluir
  4. Boa noite, poderia me informar a data do nascimento e falecimento do 1° Ten/ R2 Alceu Grisolia?

    ResponderExcluir