segunda-feira, 8 de maio de 2017

O DIA DA VITÓRIA. 8 de maio de 2017.


Há exatamente 72 anos no dia de hoje, as forças aliadas que combateram contra o nazi-fascismo durante a Segunda Guerra Mundial, dando fim de uma guerra que iniciara em 1939.No maior conflito mundial ocorrido em época contemporânea, a participação brasileira com a Força Expedicionária Brasileira, foi uma força militar aero-terrestre constituída na sua totalidade por 25.834 homens e mulheres, que durante a Segunda Guerra Mundial foi responsável pela participação do Brasil ao lado dos aliados na campanha na Itália.
A FEB sob o comando do marechal Mascarenhas de Moraes, partiu em vários escalões para a Itália. Os soldados brasileiros são destacados para a Linha Gótica, ao nordeste da Itália, próximo a Bolonha, uma longa faixa de 250 quilômetros fortemente armada. Lá estavam os grandes desafios dos brasileiros, Monte Castelo e Montese.
Ë necessário lembrar do papel exercido também pelas mulheres brasileiras. Participaram da FEB 74 enfermeiras, que juntamente dos médicos e padioleiros, compunham o Serviço de Saúde da FEB.
A FEB foi modelar, elogiada pelo V Exército Americano e cumpriu o seu papel na defesa das liberdades.
Que do 8 de maio, o grito de Vitória continue a ecoar e empolgar toda a humanidade.

O DIA DA VITÓRIA. 8 de maio de 1945.
Pôster da Vitoria, feito na Itália pelo 6º Regimento da FEB comemorando a Vitória dos aliados na frente europeia na Segunda Guerra Mundial. Desenho original do sargento Catani da FEB.
(acervo O Resgate FEB)
Minha homenagem especial ao tenente Pedro Rodrigues de Curvelo (MG) que esta sendo velado no Dia da Vitória, descansa em paz soldado.
O herói nunca morre!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário