sexta-feira, 4 de agosto de 2017

ALMA GUERREIRA


Mas o que poucos sabem é que a relação do Coxa com as Forças Armadas é antiga e com vários capítulos. Um texto divulgado recentemente pelo próprio Exército lembra que em 1929 o clube criou dentro das suas dependências a Escola Militar nº 321.
Entre os alunos na década de 40 estavam jogadores do Alviverde, como Florisval Lançoni Neno, o “Jeep”, e Altevir João Stella, o “Bazuca”.Os dois chegaram a serem convocados para compor a FEB e lutar em Nápoles, na Itália, durante a Segunda Guerra Mundial.

Florisval Lançoni Neno, o “Jeep”
Altevir João Stella, o “Bazuca”
Na inauguração do estádio Belfort Duarte, em 1942, representantes do alto escalação do Exército estavam presentes. A afinidade entre as duas entidades era tão grande na época que o presidente do Coxa, Antônio Couto Pereira, recebeu o título de Major, o que explica o nome do estádio coxa-branca.
Agora em 2017
Agora clube presta uma homenagem aos pracinhas da FEB.
O Coritiba, clube que disputa a série A do Campeonato Brasileiro, produziu uma camisa de edição limitada em alusão à Força Expedicionária Brasileira.
O clube postou o seguinte em seu Facebook oficial:
​”A bravura dos nossos destemidos soldados e jogadores fazem parte da história do Coritiba e também do Brasil. Para homenagear a força que vai além dos gramados o Coritiba lança o brasão comemorativo da FEB (Força Expedicionária Brasileira). Na compra do brasão que será aplicado em sua camisa Alma Guerreira, será destinado 50% do valor para a Legião Paranaense do Expedicionário – Associação de ex combatentes da Segunda Guerra Mundial. 

O Resgate FEB

Nenhum comentário:

Postar um comentário