terça-feira, 28 de novembro de 2017

Galeria de Heróis da FEB - Vicente Gratagliano

Vicente Gratagliano - 1.a Companhia do 6.o Regimento de Infantaria.

Vicente Gratagliano figura na seleta galeria dos praças mais condecorados da Força Expedicionária Brasileira.
Nascido em São Paulo em 1919, Vicente Gratagliano foi convocado para o Exército em 1942 e, em 1943, designado para a FEB. Combateu na Itália como fuzileiro-atirador do 1.o Pelotão de Fuzileiros da 1.a Companhia do 6.o Regimento de Infantaria, operando um Fuzil Automático Browning no calibre 30-06.
Destacou-se em combate durante o contra-ataque alemão às posições de sua companhia no dia 31 de outubro de 1944, e novamente em 2 de janeiro de 1945, quando, sozinho, repeliu uma patrulha alemã que, na madrugada, tentava se infiltrar nas posições de Boscaccio.
No dia 5 de março de 1945, durante o ataque à elevação do Soprassasso, o soldado Gratagliano flanqueou e tirou de combate uma posição de metralhadora MG42, capturando a arma e sua guarnição de dois homens. Sua bravura, senso de camaradagem e iniciativa fizeram então com que sua companhia fosse capaz de progredir sobre a elevação e consolidar a conquista do objetivo do ataque.

Por estas ações, foi primeiramente condecorado com a Estrela de Prata, que recebeu das mãos do General Mark Clark no Rio de janeiro, em julho de 1945, e só após a guerra, em 1947, com a Cruz de Combate de 1.a Classe.
Gratagliano retornou à sua cidade natal em 1945, e retomou sua profissão de feirante até se aposentar. Era uma personalidade frequentemente vista na Associação dos Ex-Combatentes do Brasil, no bairro da Bela Vista. Faleceu em 2007, na mesma cidade onde nasceu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário